sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Qual é o animal que maltrata seus filhos?

O Homem. O animal superior, pensante e racional entre as espécies é o que mais maltrata seus filhos. Um exemplo disso mobilizou o país no caso de Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá, em que as provas técnicas indicam que houve crueldade antes do assassinato da menina Isabella. Mas este é apenas um entre os diversos casos de violência doméstica. Todos os dias em milhares de lares no Brasil e no mundo há pais que invertem os valores e suas funções de cuidadores. Maltratam seus filhos com violência física e psicológica. A violência físcia é perceptível, pois pode deixar marcas visíveis a "olho nu". Mas e a violência psicológica? Como perceber as marcas profundas causadas por este tipo de violência? O que consiste a violência psicológica?

Os filhos, sejam crianças ou adolescentes, estão desenvolvendo seus valores, sua moral e sua personalidade. O lugar em que se constrói o jeito de ser e as potencialidades da pessoa é na família. Se os pais ou responsáveis depreciarem a criança com frases constantes como: "você só incomoda!"; "você nunca faz nada direito"; "você não serve para nada"; "você nunca será alguém na vida"; "você é incompetente, como seu pai ou sua mãe!"; "você é feio(a)"; "você é a cruz que eu carrego!"; "você não deveria ter nascido"; entre outras frases negativas em relação aos filhos, os pais estão "construindo" filhos fracassados, rejeitados e insatisfeitos. Em todas as situações de dificuldades ou de insucesso os filhos se lembrarão destas frases e dirão a si próprios: "como meu pai ou minha mãe dizia, eu não valho nada!". E mesmo diante da possibilidade de obter êxito estes filhos sentir-se-ão inconscientemente culpados como se o sucesso fosse uma infidelidade com a família que o maltratou psicologicamente durante tanto tempo.

Mas por que os pais maltratam seus filhos fisicamente ou psicologicamente? Muitas vezes a família de origem destes pais não os ensinou a cuidar e ensinar com afeto. Seus pais também os educaram com violência física ou psicológica. Se a história familiar se repete na atualidade, para que crianças e jovens cresçam saudáveis pode ser necessário trabalhar a relação entre pais e filhos no processo psicoterapêutico. A escola familiar é fundamental para o bom convívio social e para que os filhos aprendam regras, limites, ética e valores. Nestes casos, a psicoterapia familiar pode possibilitar que a família reflita em alternativas para educar seus filhos de formas saudáveis, sem depreciá-los ou violentá-los fisicamente ou psicologicamente. É um processo que possibilitará que o animal homem guie suas atitudes de fato pela razão, pensando nas consequências das suas ações; as ações guiadas pelos instintos devem pertencer ao mundo dos animais irracionais: cachorros, gatos, gorilas, tigres, leões, elefantes, etc. Pais: eduquem seus filhos não apenas por obrigação, mas com afeto, amor e sabedoria! Se precisarem de ajuda externa procurem! Façam isso pelo futuro de seus filhos e por amor a eles.

Obs.: Artigo publicado no Jornal Diário do Iguaçu - Chapecó/SC, em 15 de março de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário