sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Quais as características essenciais para um bom professor?

Paixão! É a principal característica para ser um bom professor - como em todas as profissões - é trabalhar com paixão. Mas esse doce "ingrediente" é indispensável ao professor por ser um agente transformador de pessoas no processo de ensino-aprendizagem. Pessoas têm sentimentos, emoções, afetos. A função do bom educador não é apenas transmitir habilidades; mas ensinar os conteúdos com afeto. Conforme Rubem Alves, "sem a educação das sensibilidades, as habilidades são tolas e sem sentido".

Se o professor souber ser profissional de modo afetivo, conseguirá enxergar a realidade do aluno, partir de necessidades concretas e desenvolver as potencialidades dos seus aprendizes. Além disso, este professor conseguirá transformar a busca pelo conhecimento, de modo que os alunos tenham prazer em aprender. Ensinar com afeto não significa falta de firmeza ou de autoridade. Pelo contrário, pelo fato de transmitir o conhecimento de modo humanizado, seus alunos o respeitarão e saberão reconhecer que, quando o Mestre chamar a atenção, será para crescimento.
O bom professor pesquisa, cativa, planeja. Os minutos ou as pequenas horas de uma sala de aula ocupam a menor parte do tempo deste profissional. Existem muitas horas de leitura e de estudo, de planejar qual método será melhor para as características de cada turma, de corrigir as tarefas solicitadas e, se necessário, mudar o planejado para favorecer o aprendizado. O bom professor se preocupa se há um aluno descomprometido ou com dificuldades de aprendizagem e procura de modo profissional - e com afeto - trazer este aluno para que ele aprenda. Por fim, o bom professor reconhece que não é sábio o bastante para se acomodar e, em sua prática, além de ENSINAR, todos os dias com seus alunos, ele APRENDE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário