sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Habilidades Sociais: como se relacionar bem com as pessoas?

Habilidades Sociais é um trabalho realizado com grupos e assume grande abrangência, podendo ser com objetivos terapêuticos (Psicologia Clínica), e informativo por meio de capacitações em organizações de trabalho ou escolas (Psicologia Organizacional e do Trabalho). As atividades desenvolvidas no grupo sãi vivneciais, ou seja, as pessoas trazem suas próprias experiências sobre relacionamento com outras pessoas e vivenciam estas situações novamente (muitas vezes observando outras pessoas representarem ou em situações de se colocar no lugar do outro que se relacionou com ele na situação), além de situações simuladas coordenadas pelo Psicólogo.

O objetivo do trabalho nas Habilidades Sociais é proporcionar às pessoas com dificuldade de relacionamento interpessoal o desenvolvimento de novos padrões de relacionamento para promover: a autoestima, a auto-confiança, melhorar a qualidade das relações e de comunicação entre as pessoas. As dificuldades advindas das relações com as outras pessoas certamente diminuem a qualidade nos processos e na vida das pessoas, requerendo intervenções preventivas e educacionais.

Por isso, na área da Psicologia Organizacional e do Trablaho, pode ser realizada uma capacitação sobre as Relações Interpessoais, de modo que as pessoas (funcionários, dirigentes) se informem sobre como agir de modo adequado nas situações do dia a dia no trabalho, como exercer o atuo-controle, como se perceber para se comportar de modo socialmente habilidoso nas relações de trabalho e pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário