sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O que faz o Psicólogo Clínico?

O psicólogo é um profissional da saúde que procura garantir o bem-estar, auxiliar as pessoas a melhorar a qualidade de vida e o relacionamento com outras pessoas. A Psicologia Clínica busca conhecer e desenvolver as pessoas, seja individualmente ou em grupo (como por exemplo no trabalho com famílias ou casais).

É fundamental que o psicólogo saiba ouvir e tenha interesse e senbilidade para compreender o outro. Esta atitude é importante especialmente na área clínica, na qual geralmetne as pessoas procuram o psicólogo em busca de ajuda para as suas dificuldades do dia a dia.

Fazer Psicoterapia é um processo de autoconhecimento e de aprendizagem. Possibilita a busca de alternativas às situações cotidianas e novas formas de lidar com os conflitos e com as dificuldades.

A Psicoterapia permite que a pessoa adquira novas aprendizagens de modo a promover mudanças nos seus padrões de relacionamentos e de comportamentos. Em algumas situações em que a pessoa se encontra em estado de sofrimento é importante que modifique seus comportamentos para que possa viver de modo mais saudável.

Estes processos acontecem aos poucos com o auxílio do Psicólogo e das técnicas utilizadas em Psicoterapia, e de acordo com as necessidades da pessoa. Aos poucos a pessoa se conhecerá melhor e descobrirá novas formas de viver no mundo e se relacionar para se sentir mais feliz e melhorar sua qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário